quinta-feira, 31 de março de 2011

0

Mensagem da Diretoria Executiva Nacional

    
           Os Escoteiros do Brasil estão manifestando de diferentes formas o pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, ocorrida na última terça-feira, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997.
          Como homenagem ao ex-Vice-Presidente convidamos todos os Grupos Escoteiros para que, em suas atividades neste final de semana, dediquem um "minuto de silêncio" em sua memória.
          Também é importante lembrar que foi decretado luto oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira do Brasil deverá ser hasteada em funeral, de acordo com o disposto nos Artigos 17 e 18 da Lei no 5.700, em que se estabelece que a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça, devendo, tanto no hasteamento como no arriamento, ser levada inicialmente até o tope do mastro.                      
         Homenageando o ex-Vice-Presidente José Alencar, e contribuindo para uma reflexão sobre bela pessoa que ele era e do exemplo que nos deixou, encaminhamos abaixo um texto escrito no dia de ontem pelo companheiro Rubem Süffert, atual membro do Conselho de Administração Nacional, ex-Escoteiro-Chefe e ex-diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil.
                                                   Sempre Alerta
                                                     Rubem Tadeu Perlingeiro
                                               Diretor Presidente

                        
                                     O ESCOTEIRO SORRI NAS DIFICULDADES

        Poucas vezes a sociedade brasileira teve a oportunidade de assistir a um homem público enfrentando o câncer com um sorriso nos lábios e palavras doces na boca.
       Ele mesmo se referia ao artigo da Lei Escoteira como conhecera quando menino em Muriaé e Murici: "O escoteiro sorri nas desavenças."
      José Alencar, ex-Vice-Presidente da República, que relembrou sua passagem pelo Movimento Escoteiro quando foi visitado por alguns dirigentes nacionais e regionais da União dos Escoteiros do Brasil no ano de 2010, destaca a importância da experiência escoteira para ele, e lamenta não ter tido mais tempo para praticar o Escotismo.
     Enfrentando uma doença que grande número de políticos prefere esconder, demonstrava sua confiança em Deus e a certeza de que todos os que nasceram um dia terão que morrer, mais cedo ou mais tarde....
       É pena que são tão poucos os políticos que nos dão essa mensagem de segurança e alegria, mesmo em momentos difíceis.  Para muitos dos inúmeros políticos presentes, essa reflexão deve ter ocorrido.
      Como o exemplo vivido com intensidade, mesmo com as enormes dificuldades da luta diária contra o câncer, por mais de 13 anos, englobando os dois mandatos de Vice-Presidente da República é importante para o povo brasileiro.  Despachar, quando necessário do próprio  hospital, mas sempre com um sorriso nos lábios.
      Fazer sua crítica pessoal sobre os elevados juros brasileiros, com firmeza e respeito ao companheiro de chapa que assim entendeu melhor.
      Será que no nosso dia a dia conseguimos com essa nitidez sorrir nas eventuais dificuldades que encontramos em nossa jornada pessoal?
     Vale a pena refletir e discutir, com nossa família, nossa Seção Escoteira, nossos colegas de trabalho, principalmente, vale a pena agir, a exemplo de José Alencar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário