segunda-feira, 21 de março de 2011

0

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

        A quantidade de água no mundo tem permanecido aproximadamente constante nos últimos 500 milhões de anos.  Já o seu volume em circulação depende do ciclo hidrológico, que se caracteriza por: precipitação (chuvas), escoamento (rios) e o fluxo de águas subterrâneas, que é recarregado através da umidade do solo.  Dessa forma, durante milênios a humanidade considerou a água como algo que não se modificaria, não seria escasso e estaria sempre limpo para consumo.
      Todos recordam a lição escolar segundo a qual nosso planeta tem a superfície coberta em três quartos de água.  Esse fato inspirou poetas e artistas e fez com que Gagarin, o primeiro cosmonauta, afirmasse deslumbrado que a Terra é azul.
      Poucos, no entanto têm a consciência de que a água é um recurso natural de disponibilidade limitado e cada vez mais escasso.
      De fato, de cada 10.000 litros de água existentes na Terra, 9.747 são de água salgada, imprópria para o consumo humano, 174 litros estão na calota polar ou em geleiras permanentes, 76 litros são de águas subterrâneas e apenas 3 litros são de água doce de fácil disponibilidade.
      Além disso, a água não se encontra de forma homogênea na superfície do nosso planeta, havendo regiões de maior ocorrência e outras onde a escassez se verifica de modo crônico.
     No século XX, enquanto a população mundial cresceu 4 vezes, o consumo de água cresceu 7 vezes.  As Nações Unidas estimam que hoje 2 bilhões de pessoas vivem com escassez de água. 
      Em nosso planeta, pelo menos 20 países já sofrem com a escassez de água. Entre eles estão Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica.  No Brasil, o sinal de alerta já chegou a alguns estados, como Pernambuco, Alagoas, Paraíba Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e, mais recentemente, a grande São Paulo.
      O Brasil tem 11% da água doce do planeta.  Somos assim, os maiores detentores de riqueza hídrica na Terra. Tal fato nos traz imensa responsabilidade.  Todavia, ainda não é grande a consciência popular quanto à importância da adequada gestão dos recursos hídricos, desde a preservação dos mananciais em relação a atividades poluidoras até o combate ao desperdício.
     No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pelas Nações Unidas no intuito de alertar a comunidade internacional para as graves questões envolvendo a água. Vamos fazer a nossa parte, utilizando á água de forma correta.  Veja abaixo algumas dicas e ações que podem ser abordadas e executadas nas próximas reuniões em suas unidades locais:
Escovando os dentes
         Quando se usa escovar os dentes com uma torneira não muito aberta, gasta-se 12 litros de água.  No entanto, se a pessoa molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda enxaguar a boca com um copo d'água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros d'água.
         Que tal um jogo de observação. Uma bacia ou um balde recolhendo a água de uma torneira aberta ao se escovar os dentes numa pia, lavatório ou mesmo um tanque e depois comparando a quantidade gasta, despejando-se o conteúdo do balde ou bacia em dois recipientes tipo pet diferentes. Um para a escovação com a torneira sempre aberta e outro com a torneira fechada enquanto o processo de escovação se produz. É importante que o tempo seja cronometrado e que seja o mesmo nas duas experiências. Segue-se uma boa discussão a respeito do assunto e os itens seguintes podem ser abordados também.
Banho de ducha
       Durante 15 minutos uma torneira meio aberta consome 243 litros.  Se o registro estiver fechado enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de ducha aberta para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.
Lavando a louça
       Com a torneira meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 243 litros de água. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
·         limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo;
·         coloque água na pia até a metade para ensaboar, enquanto isso feche a torneira, e
·         coloque água novamente para enxaguar.
Torneira gotejando
     Uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros por dia.  Isto é, 1.360 litros por mês.  Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros por mês.
     Experiência simples que pode ser efetuada com uma torneira iniciando o gotejamento no início da reunião semanal e ao término da mesma, uma breve e direta análise do volume gasto em digamos umas duas horas. Multiplique por 12 e tem-se o total desperdiçado em um dia inteiro.
Lavando carro
      Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro, com uma mangueira não muito aberta, e lá se vão 216 litros.  Com a torneira aberta meia volta são 560 litros.  Mas usando-se balde de 10 litros para molhar e ensaboar, e também balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
Regar jardins
     Para regar jardins e plantas por 10 minutos, gastamos 186 litros de água.  Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha  ou à noite, reduzindo a perda por evaporação

Miguel Morais - CNPJ/UEB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário