Lobinhos

       A Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
       O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
      A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
      O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

      Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

 

Alcatéia Arara Azul

"Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres com Deus e minha Pátria;
Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Melhor Possível!

                   A  Alcatéia Arara Azul do Grupo 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho, tem como Akelá a Chefe Andréia, que conta ainda com o apoio da Chefe Adriana. 

                  Crianças de 6,5 à 10 anos participam da Alcatéia. Os pais também estão convidados para participarem das atividades com seus filhos e conhecerem o movimento escoteiro. Os lobinhos também participam de excursões, acantonamentos e acampamentos. As atividades da Alcatéia têm como pano de fundo a história de Mowgli, o menino lobo. Os lobinhos ao entrarem para o grupo são divididos em matilhas que será sua "equipe" para a realização das atividades.
                  O Lema dos lobinhos é fazer sempre o "Melhor Possível!"
           


Matinha Amarela

    Membros:  


Matilha Branca

   Membros:

    Matilha Cinza 

     Membros:

    Matinha Vermelha

         Membros:






    Distintivo no Uniforme Lobinho

               Você sabe onde deve colocar os distintivos no uniforme do lobinho??? Pois bem suas dúvidas agora terminaram segue abaixo um cartaz que ira auxiliar muito toda vez que o lobinho chegar em casa, e ter conquistado um novo distintivo, a lembramos que também é um bom momento para ensina-lo a como costurar o próprio distintivo e praticar o Aprender Fazendo. Mas qualquer dúvida a Chefia esta a disposição.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...