*** ESCOTISMO ***




Princípios do Escotismo

         Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

1. Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
2. Dever para com o próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
3. Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.


Fundamentos do Escotismo   

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens


        O que o Movimento Escoteiro oferece aos jovens.
assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a
realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e
espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

                            O QUE É ESCOTISMO

     O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB).


O Método Escoteiro

           O Método Escoteiro é um conjunto de pontos que orientam sobre a forma como devem ser realizadas as atividades com os jovens.
a) Aceitação da Promessa e Lei Escoteira A Promessa é um compromisso de fazer o seu melhor possível para viver de acordo com a Lei Escoteira, que cada jovem assume perante seus colegas, quando ele ou ela decide integrarse ao Movimento. Ao assumir a Promessa Escoteira, o jovem toma uma decisão consciente e voluntária de aceitar a Lei Escoteira e assumir a responsabilidade desta decisão;
b) Aprender Fazendo O Escotismo utiliza a educação pela ação, valorizando a aprendizagem pela prática e, principalmente, propondo que os jovens façam coisas, incentiva o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa. Este processo contribui para o desenvolvimento da observação, indução e dedução.
c) Vida em Equipe Trabalhando com pequenos grupos de jovens, com liderança eleita por eles, que assumem tarefas e desafios, o Escotismo contribui para a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades; a disciplina assumida voluntariamente; e a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d) Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas Este é o principal segredo da proposta de Baden-Powell, oferecer aos jovens aquilo que os jovens gostam de fazer. A força motriz do Escotismo é o entusiasmo e interesse dos jovens, que se interessam por aquilo que é proposto. Assim o Escotismo compreende jogos, habilidades e técnicas úteis, vida ao ar livre e contato com a natureza, interação com a comunidade, e um ambiente de identificação e fraternidade.
e) Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual Neste ponto do Método destaca-se o papel estimulante do adulto e seu trabalho com um número limitado de jovens, por faixas etárias, confiando nas potencialidades dos jovens e considerando a realidade e o ponto de vista de cada um.

      O Movimento Escoteiro tem muito a oferecer aos jovens, independente da cultura, condição social, etnia ou credo. Nesse pensamento inclui-se também o fato da pessoa ter uma deficiência ou não. Na visão de Baden-Powell nosso Movimento Escoteiro deve ser disponível para todos, e que cada criança ou jovem poderia aprender a desenvolver suas próprias habilidades por intermédio do trabalho em equipe. Assim, o Movimento Escoteiro vem oferecendo para essas pessoas pontos importantes no seu desenvolvimento, como: sustentação, pelo sistema de patrulhas; participação em um grupo, formando a unidade dos membros; acesso a uma comunidade próxima, pela base de valores compartilhados; e a oportunidade de criar uma nova visão para o futuro, por prometer fazer sempre o melhor e, ainda, suporte para alcançar os objetivos, por estarem trabalhando com a orientação de adultos.
        O Movimento Escoteiro crê na justiça social como exigência de um desenvolvimento humano e sustentável. Se desperta no jovem o anseio por servir à comunidade e de se comprometer com o seu desenvolvimento, como manifestação de sua solidariedade para com o próximo, especialmente para os que mais precisam. Conviver numa Unidade Escoteira ao lado de Pessoas com Deficiência é oportunizar aos jovens, seja ele na condição de deficiente ou não, a possibilidade de enriquecer a sua vida, aprendendo a lidar com o “diferente”, que é uma experiência que nem todos conseguem.
       Os jovens participantes nas Unidades Escoteiras são os mesmos jovens inseridos em escolas, universidades, empresas, condomínios residenciais, clubes, entre outros locais. A experiência da convivência habitual entre as Pessoas com Deficiência e não deficiente, no mesmo meio, durante a sua formação, apresentará diferenças de forma positiva na postura assumida como cidadão, atuando como um importante elo entre a Pessoa com Deficiência e o seu meio, e desta forma auxiliará na inclusão integral das Pessoas com Deficiência na sociedade.




***Links para downloads de materias dos ramos:***

Material Ramo Lobinho


Material Ramo Escoteiro


Manuais de Sobrevivência Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...