terça-feira, 3 de maio de 2011

0

A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DO LIXO ELETRÔNICO

      A maioria dos organismos vivos só precisa de poucos metais em doses muito pequenas, como é o caso do zinco, do magnésio, do cobalto e do ferro (constituinte da hemoglobina). Estes metais tornam-se tóxicos e perigosos à natureza e à saúde humana quando ultrapassam determinadas concentrações limite. Já o chumbo, o mercúrio, o cádmio, o cromo, o arsênio e seus compostos são metais que não existem naturalmente em nenhum organismo, tampouco desempenham funções - nutricionais ou bioquímicas - em microorganismos, plantas ou animais. Ou seja, a presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração.
      Essas substâncias são altamente tóxicas e de efeito cumulativo. Podem causar complicações respiratórias, renais, mutações genéticas e câncer. Misturadas ao lixo doméstico em aterros comuns, elas contaminam o solo, lençóis de água subterrâneos e lavouras. As pilhas alcalinas possuem concentração menor desses metais, portanto são menos tóxicas, mas ainda constituem riscos.

Metais Pesados Contidos nas Pilhas e Baterias Diversas:

- Mercúrio
- Cádmio
- Chumbo
- Lítio
- Níquel
- Zinco
- Cobalto e compostos
- Bióxido de Manganês

Tempo de Degradação:
Pilhas: de 100 a 500 anos
Metais Pesados: infinito

Postos de coletas em Sertãozinho:
Banco ABN Real – Rua Barão do Rio Branco, 1192.
Supermercados Savegnago – Av. Antonio Paschoal, 912.
Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sertãozinho.

A nossa lição de casa nunca se acaba se quizermos um mundo melhor no futuro, fora das terríveis estimativas. Precisamos fazer algo agora, para evitar o desastre de amanhã.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário