sexta-feira, 29 de março de 2013

0

G.E. Caiapós de Sertãozinho participa de simulação com Bombeiros de Sertãozinho

             O 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho na manhã de terça feira 26/03/2013, participou com o Corpo de Bombeiros de Sertãozinho juntamente com o SAMU, apoiados pela Policia Militar, Guarda Municipal de uma simulação de resgate a vitimas perdidas e acidentadas em mata. O local definido para este treinamento de aprimoramento de técnicas foi o Morro do Cristo na cidade de Sertãozinho. O resgate foi a 15 integrantes do 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho e ao Chefe Edanir B. dos Santos do 339° G.E. Carcarás de Jaboticabal, o motivo da ocorrência foi o surgimento de
uma cobra durante a caminhada de subida ao morro, que picou uma das jovens e, gerou o pânico nos demais, dispersando-os de maneira desordenada, ocasionando uma sequência de acidentes, com vitimas leves (verdes), intermediarias (amarelas) e graves (vermelhas), devido a queda nas pedras do penhasco, escoriações leves decorrente de arranhões, torções, irritação pelo contato com plantas. O evento inicio-se as 8:00hs com as explicações no quartel, preparo das maquiagens simulando escoriações diversas nos jovens. Durante todo o treinamento choveu e fez frio, o que deu ao momento uma condição ainda mais agravante pois as pedras ficaram escorregadias realmente e o terreno completamente encharcado. Após o contato via celular  chamando o 193 e relatando a ocorrência, disparou-se o atendimento, começando com o deslocamento das viaturas até o local. Após a chegada das primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros ao local, iniciou-se se o preparo para a descida das vitimas através das ancoragens com cordas, para guiar as macas com as vitimas intermediarias e graves, enquanto as vitimas leves desceriam pelas cordas sendo guiadas. Já no asfalto a Policia Militar e Guarda Municipal apoiava isolando a área de acesso ao local, o que atraiu ainda mais a atenção das pessoas que passavam, abaixo do morro também posicionavam as primeiras viaturas do Samu que iniciava os preparativos para receber as vitimas, de acordo com a gravidade, que era determinada pelos cartões colocados pelos bombeiros no primeiro contato com as vitimas, identificando a gravidade, que ao chegarem ao asfalto eram colocadas nas lonas determinando o grau de gravidade de cada uma, para serem atendidas pelas equipes do Samu. Um trabalho de muita coordenação e demonstração de excelente preparo das equipes, que seguiu com o deslocamento das vitimas graves e intermediarias até Santa Casa de Sertãozinho, para o registro do tempo necessário para o atendimento total de uma situação real.
 Este momento inesquecível para nos do grupo escoteiro, demonstrou toda a técnica, das equipes envolvidas,  e demonstrou estarem  preparadas para enfrentar situações reais de salvamento, de forma rápida, segura e eficiente.
O 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho agradece a oportunidade de participar deste momento e, parabeniza  todos os envolvidos Corpo de Bombeiros, Samu, Policia Militar e Guarda Municipal pelo excelente trabalho, preparo e coordenação demonstrados com dedicação e empenho no objetivo de preservar vidas. Foi uma grande honra para nós. Conte conosco quando precisarem. BRAVO BRAVO BRAVISSIMO.

                             Clique e veja as fotos....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de março de 2013

0

Feliz Páscoa

           Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade Católica. Na Páscoa os cristãos católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 33 dC. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de março de 2013

0

22 de março - Dia Mundial da Água

            Certamente o elemento mais precioso para a vida no planeta e, pensando nisso e buscando a concientização de todos neste ano de 2013 a União dos Escoteiros do Brasil, estampou nas carteirinhas escoteiras “ÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS”, e teremos o foco voltado para a preservação deste bem.
            O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Apesar de termos dois terços do planeta Terra  formado por este precioso líquido, pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

           No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”.
Façamos nossa parte e vamos proteger este bem tão precioso e de fundamental importancia para a vida.
          Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Preservar e economizar para não faltar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de março de 2013

0

8 de Março - Dia das Mulheres

Parabéns a todas as Lobinhas, Escoteiras, Guias, Chefes, Mães de Apoio......

             Bravo Bravo Bravissimo....

                                         Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...