Nos dias 15 e 16 de junho o 338° G.E. Caiapós de Sertãozinho, participou do 1° AcamGrupo organizado pelos nossos irmãos do 339° G.E. Carcarás de Jaboticabal.
Um acampamento HISTORICO em um local ainda mais HISTORICO Fazenda São Joaquim em Guariba, uma Fazenda centenaria com uma história em cada canto, que foi gentilmente cedida pelo atual proprietário Neto Laurentiz, a qual deixamos aqui o nosso grande Grato Grato Gratissimo.
Segundo postagem do site http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g29d.htm que conta a historia da Fazenda em seu auge do café, pois hoje os pés de café ja não se encontram mais por la mas as construções ainda permanecem intactas e muito bem conservadas, aproveitamos para compartilhar com todos um pouquinho da historia que presenciamos ao vivo neste acampamento.
A fazenda São Joaquim fica proxima a cidade de Jaboticabal no municipio de Guariba, que além da sua importância, é admirada pelas instalações perfeitamente modernas para a época. A fazenda tem de área 350 alqueires, plantados na sua maior parte com 360.000 pés de café que produzem a média anual de 30.000 arrobas.
Dispõe a fazenda de um maquinismo aperfeiçoado, movido a eletricidade, para descascar e classificar café; um vasto terreiro ladrilhado e alcatroado para secagem, de 10.000 metros quadrados; uma bem instalada serraria movida a eletricidade, onde todas as madeiras para construções na fazenda são preparadas, 85 habitações para 70 famílias de colonos. Há 70 alqueires de terras para extração de madeiras e 20 para pasto. Os depósitos para café podem conter até 10.000 arrobas.
Para os transportes, há 37 cavalos e mulas, 25 vacas e 15 bois de carro. A água corre em abundância em toda a fazenda e, em caso de necessidade, pode ser convertida em força motriz equivalente a 40 hp. A casa de residência do proprietário, situada 750 metros acima do nível do mar, é ótima, provida de todas as comodidades e iluminada a luz elétrica, assim como a do administrador e todas as dependências da fazenda.
O sr. Joaquim Cunha Bueno Junior nasceu no Brasil e conta hoje 31 anos de idade. Fez os seus estudos neste país e na Europa, onde durante 3 anos praticou Engenharia Mecânica. Há 8 anos se tornou proprietário desta fazenda, onde reside durante a safra. O resto do ano, passa-o na sua casa de São Paulo.
Além desta bela fazenda, nas proximidades tivemos a grande oportunidade de conhecermos uma marmoraria, onde observamos os enormes blocos de granito sendo serrados e, processo que dura em torno de 7 a 8 dias, e depois preparados em entregues para a comercialização.
Aos nosso irmãos e afilhados do 339° G.E. Carcarás o nosso BRAVO BRAVO BRAVISSIMO pela excelente organização e estrutura, foi uma honra participar deste momento.