uma cobra durante a caminhada de subida ao morro, que picou uma das jovens e, gerou o pânico nos demais, dispersando-os de maneira desordenada, ocasionando uma sequência de acidentes, com vitimas leves (verdes), intermediarias (amarelas) e graves (vermelhas), devido a queda nas pedras do penhasco, escoriações leves decorrente de arranhões, torções, irritação pelo contato com plantas. O evento inicio-se as 8:00hs com as explicações no quartel, preparo das maquiagens simulando escoriações diversas nos jovens. Durante todo o treinamento choveu e fez frio, o que deu ao momento uma condição ainda mais agravante pois as pedras ficaram escorregadias realmente e o terreno completamente encharcado. Após o contato via celular chamando o 193 e relatando a ocorrência, disparou-se o atendimento, começando com o deslocamento das viaturas até o local. Após a chegada das primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros ao local, iniciou-se se o preparo para a descida das vitimas através das ancoragens com cordas, para guiar as macas com as vitimas intermediarias e graves, enquanto as vitimas leves desceriam pelas cordas sendo guiadas. Já no asfalto a Policia Militar e Guarda Municipal apoiava isolando a área de acesso ao local, o que atraiu ainda mais a atenção das pessoas que passavam, abaixo do morro também posicionavam as primeiras viaturas do Samu que iniciava os preparativos para receber as vitimas, de acordo com a gravidade, que era determinada pelos cartões colocados pelos bombeiros no primeiro contato com as vitimas, identificando a gravidade, que ao chegarem ao asfalto eram colocadas nas lonas determinando o grau de gravidade de cada uma, para serem atendidas pelas equipes do Samu. Um trabalho de muita coordenação e demonstração de excelente preparo das equipes, que seguiu com o deslocamento das vitimas graves e intermediarias até Santa Casa de Sertãozinho, para o registro do tempo necessário para o atendimento total de uma situação real.
Este momento inesquecível para nos do grupo escoteiro, demonstrou toda a técnica, das equipes envolvidas, e demonstrou estarem preparadas para enfrentar situações reais de salvamento, de forma rápida, segura e eficiente.
O 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho agradece a oportunidade de participar deste momento e, parabeniza todos os envolvidos Corpo de Bombeiros, Samu, Policia Militar e Guarda Municipal pelo excelente trabalho, preparo e coordenação demonstrados com dedicação e empenho no objetivo de preservar vidas. Foi uma grande honra para nós. Conte conosco quando precisarem. BRAVO BRAVO BRAVISSIMO.
Clique e veja as fotos....
Clique e veja as fotos....