quinta-feira, 31 de março de 2011

0

Mensagem da Diretoria Executiva Nacional

    
           Os Escoteiros do Brasil estão manifestando de diferentes formas o pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, ocorrida na última terça-feira, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997.
          Como homenagem ao ex-Vice-Presidente convidamos todos os Grupos Escoteiros para que, em suas atividades neste final de semana, dediquem um "minuto de silêncio" em sua memória.
          Também é importante lembrar que foi decretado luto oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira do Brasil deverá ser hasteada em funeral, de acordo com o disposto nos Artigos 17 e 18 da Lei no 5.700, em que se estabelece que a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça, devendo, tanto no hasteamento como no arriamento, ser levada inicialmente até o tope do mastro.                      
         Homenageando o ex-Vice-Presidente José Alencar, e contribuindo para uma reflexão sobre bela pessoa que ele era e do exemplo que nos deixou, encaminhamos abaixo um texto escrito no dia de ontem pelo companheiro Rubem Süffert, atual membro do Conselho de Administração Nacional, ex-Escoteiro-Chefe e ex-diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil.
                                                   Sempre Alerta
                                                     Rubem Tadeu Perlingeiro
                                               Diretor Presidente

                        
                                     O ESCOTEIRO SORRI NAS DIFICULDADES

        Poucas vezes a sociedade brasileira teve a oportunidade de assistir a um homem público enfrentando o câncer com um sorriso nos lábios e palavras doces na boca.
       Ele mesmo se referia ao artigo da Lei Escoteira como conhecera quando menino em Muriaé e Murici: "O escoteiro sorri nas desavenças."
      José Alencar, ex-Vice-Presidente da República, que relembrou sua passagem pelo Movimento Escoteiro quando foi visitado por alguns dirigentes nacionais e regionais da União dos Escoteiros do Brasil no ano de 2010, destaca a importância da experiência escoteira para ele, e lamenta não ter tido mais tempo para praticar o Escotismo.
     Enfrentando uma doença que grande número de políticos prefere esconder, demonstrava sua confiança em Deus e a certeza de que todos os que nasceram um dia terão que morrer, mais cedo ou mais tarde....
       É pena que são tão poucos os políticos que nos dão essa mensagem de segurança e alegria, mesmo em momentos difíceis.  Para muitos dos inúmeros políticos presentes, essa reflexão deve ter ocorrido.
      Como o exemplo vivido com intensidade, mesmo com as enormes dificuldades da luta diária contra o câncer, por mais de 13 anos, englobando os dois mandatos de Vice-Presidente da República é importante para o povo brasileiro.  Despachar, quando necessário do próprio  hospital, mas sempre com um sorriso nos lábios.
      Fazer sua crítica pessoal sobre os elevados juros brasileiros, com firmeza e respeito ao companheiro de chapa que assim entendeu melhor.
      Será que no nosso dia a dia conseguimos com essa nitidez sorrir nas eventuais dificuldades que encontramos em nossa jornada pessoal?
     Vale a pena refletir e discutir, com nossa família, nossa Seção Escoteira, nossos colegas de trabalho, principalmente, vale a pena agir, a exemplo de José Alencar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de março de 2011

0

Hora do Planeta 2011 no 338° Caiapós de Sertãozinho

                                                                                   
          Certamente o dia 26 de março de 2011 foi muito especial para a família 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho, a tarde com a visita  a Comunidade da Vila Garcia, onde acompanhamos e participamos com a alcateia do trabalho realizado pela Pastoral da Criança, e a noite a partir das 19:00hs todos estavam reunidos novamente na sede do G.E. Caiapós de Sertãozinho, para aguardar o momento da Hora do Planeta, onde o Caiapós de Sertãozinho registra sua participação pelo segundo ano, e 2011 foi marcado com a formação de uma Flor de Lis utilizando velas que durante toda hora dedicada ao planeta ficou acessa, e em seguida os escoteiros permaneceram acantonados na sede até o domingo, participando de varias atividades noturnas, elaboradas pelo Chefe Daniel com o apoio das Chefes Adriana, Andreia e do Chefe Ernesto.

        VEJA AQUI AS FOTOS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0

Atividade na Pastoral da Criança

                   Na tarde do dia 26 de março, a Alcateia Arara Azul do 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho, realizou uma atividade diferente, ao invés de brincadeiras na sede do grupo, participou de um momento onde lobinhos e chefia conquistaram novas amizades, e conheceram o belo trabalho realizado em pro da vida e ao próximo,  a alcateia se reuniu no centro comunitário da Vila Garcia em Sertãozinho, onde sempre no ultimo sábado de cada mês é realizado pela Pastoral da Criança da Paroquia São João Batista, a atividade denominada “Celebração Pela Vida” onde a equipe de lideres formada por voluntários  da paroquia realiza acompanhamentos a todas as crianças daquela comunidade, também as gestantes, realiza a pesagem dos recem nascidos, fazendo um acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, levando informações sobre alimentação, e claro levando brincadeiras e muitas atividades para as crianças, e foi nesta hora que a chefia do Caiapós de Sertãozinho e seus lobinhos participaram, através das brincadeiras interagiram a todos como se fossem uma grande familia.
        Lembrando que a fundadora da Pastoral da Criança no Brasil foi a Dra Zilda Arns Neumann, que tem grande historia no movimento escoteiro no ramo Lobinho.
        E ao final do dia, foi servido um delicioso lanche a todos acompanhdo de um suco de laranja, com direito a um bolo onde os lobinhos aproveitaram muito.
        Certamente o G.E. Caiapós de Sertãozinho com sua chefia, estará nos próximos meses dando continuidade, auxiliando e interagindo ainda mais nossos lobinhos com as crianças da comunidade.
Um Bravo Bravo Bravissimo a todos.

                                                        CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0

Certificados de Eficiência Ecológica e Comunitária.

            Neste mês de março 2011 a União dos Escoteiros do Brasil concedeu o Certificado de Eficiência Ecológica ao 338°Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho pela  participarão do XIX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, MutEco 2010, ao qual o 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho participou com seus jovens e toda a chefia,  e neste ano de 2011 já estamos com a programação feita para mais uma participação.
       Também foi entregue o Certificado de Eficiência Comunitária referente a participarão do XII Mutirão Nacional de  Ação Comunitária MutCom 2010, e         
 já  aguardamos o próximo tema para participarmos juntamente com nossos jovens.

           Parabéns lobinhos, escoteiros, chefia , pais e responsáveis, o trabalho e empenho realizado tem proporcionado o crescimento da Família Caiapós de Sertãozinho Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de março de 2011

0

Treinamento da Chefia da Alcatéia.

     
       Nos dias 19 e 20 de março 2011, as Chefes Andréia França, Fátima Tertuliano e Juliana Kanô, da Alcatéia Arara Azul do 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho, estiveram em Araraquara, na bela sede do 21° G.E. Araraquara Jose Luiz Torquato, participando do Curso Técnico Jogos e Canções, para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e melhorar ainda mais as proximas atividades.
       Parabéns as Chefes Andréia, Fátima e Juliana,  Bravo, Bravo, Bravíssimo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de março de 2011

0

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

        A quantidade de água no mundo tem permanecido aproximadamente constante nos últimos 500 milhões de anos.  Já o seu volume em circulação depende do ciclo hidrológico, que se caracteriza por: precipitação (chuvas), escoamento (rios) e o fluxo de águas subterrâneas, que é recarregado através da umidade do solo.  Dessa forma, durante milênios a humanidade considerou a água como algo que não se modificaria, não seria escasso e estaria sempre limpo para consumo.
      Todos recordam a lição escolar segundo a qual nosso planeta tem a superfície coberta em três quartos de água.  Esse fato inspirou poetas e artistas e fez com que Gagarin, o primeiro cosmonauta, afirmasse deslumbrado que a Terra é azul.
      Poucos, no entanto têm a consciência de que a água é um recurso natural de disponibilidade limitado e cada vez mais escasso.
      De fato, de cada 10.000 litros de água existentes na Terra, 9.747 são de água salgada, imprópria para o consumo humano, 174 litros estão na calota polar ou em geleiras permanentes, 76 litros são de águas subterrâneas e apenas 3 litros são de água doce de fácil disponibilidade.
      Além disso, a água não se encontra de forma homogênea na superfície do nosso planeta, havendo regiões de maior ocorrência e outras onde a escassez se verifica de modo crônico.
     No século XX, enquanto a população mundial cresceu 4 vezes, o consumo de água cresceu 7 vezes.  As Nações Unidas estimam que hoje 2 bilhões de pessoas vivem com escassez de água. 
      Em nosso planeta, pelo menos 20 países já sofrem com a escassez de água. Entre eles estão Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica.  No Brasil, o sinal de alerta já chegou a alguns estados, como Pernambuco, Alagoas, Paraíba Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e, mais recentemente, a grande São Paulo.
      O Brasil tem 11% da água doce do planeta.  Somos assim, os maiores detentores de riqueza hídrica na Terra. Tal fato nos traz imensa responsabilidade.  Todavia, ainda não é grande a consciência popular quanto à importância da adequada gestão dos recursos hídricos, desde a preservação dos mananciais em relação a atividades poluidoras até o combate ao desperdício.
     No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pelas Nações Unidas no intuito de alertar a comunidade internacional para as graves questões envolvendo a água. Vamos fazer a nossa parte, utilizando á água de forma correta.  Veja abaixo algumas dicas e ações que podem ser abordadas e executadas nas próximas reuniões em suas unidades locais:
Escovando os dentes
         Quando se usa escovar os dentes com uma torneira não muito aberta, gasta-se 12 litros de água.  No entanto, se a pessoa molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda enxaguar a boca com um copo d'água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros d'água.
         Que tal um jogo de observação. Uma bacia ou um balde recolhendo a água de uma torneira aberta ao se escovar os dentes numa pia, lavatório ou mesmo um tanque e depois comparando a quantidade gasta, despejando-se o conteúdo do balde ou bacia em dois recipientes tipo pet diferentes. Um para a escovação com a torneira sempre aberta e outro com a torneira fechada enquanto o processo de escovação se produz. É importante que o tempo seja cronometrado e que seja o mesmo nas duas experiências. Segue-se uma boa discussão a respeito do assunto e os itens seguintes podem ser abordados também.
Banho de ducha
       Durante 15 minutos uma torneira meio aberta consome 243 litros.  Se o registro estiver fechado enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de ducha aberta para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.
Lavando a louça
       Com a torneira meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 243 litros de água. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
·         limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo;
·         coloque água na pia até a metade para ensaboar, enquanto isso feche a torneira, e
·         coloque água novamente para enxaguar.
Torneira gotejando
     Uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros por dia.  Isto é, 1.360 litros por mês.  Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros por mês.
     Experiência simples que pode ser efetuada com uma torneira iniciando o gotejamento no início da reunião semanal e ao término da mesma, uma breve e direta análise do volume gasto em digamos umas duas horas. Multiplique por 12 e tem-se o total desperdiçado em um dia inteiro.
Lavando carro
      Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro, com uma mangueira não muito aberta, e lá se vão 216 litros.  Com a torneira aberta meia volta são 560 litros.  Mas usando-se balde de 10 litros para molhar e ensaboar, e também balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
Regar jardins
     Para regar jardins e plantas por 10 minutos, gastamos 186 litros de água.  Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha  ou à noite, reduzindo a perda por evaporação

Miguel Morais - CNPJ/UEB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de março de 2011

0

G.E.Caiapós de Sertãozinho na Campanha “Reciclar e Reutilizar”


             A partir da próxima atividade 26/03/2011 o 338° G.E. Caiapós de Sertãozinho já cadastrado na campanha, estará recebendo embalagens dos produtos acima listados para serem enviados aos organizadores, para obter mais informações acesse www.terracycle.com.br  e faça parte desta campanha em prol do Meio Ambiente, e  nas próximas semana estaremos informando também sobre a coleta de pilhas e baterias. Avante lobinhos e escoteiros do 338° G.E. Caiapós de Sertãozinho, vamos fazer nosso Melhor Possível para contribuir com o Meio Ambiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de março de 2011

0

Visita ao Corpo de Bombeiros de Sertãozinho


      
       No dia 12 de março, lobinhos e escoteiros do 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho realizaram uma visita ao Corpo de Bombeiros de Sertãozinho,  acompanhados pelos chefes Adriana Sassoli, Andréia França, Juliana Kano, Fátima Tertuliano,Regiane Bozzo,Ernesto França e Paulo Assumpção, foi uma tarde de sábado muito especial.
      O Grupo Caiapós de Sertãozinho foi muito bem recebido pela equipe do Sargento Paulo Cesar, que na ocasião era composta pelo Cabo Teixeira e pelos Soldados Carlos Silva, Cintra, Grao, Henrique e Rogério, e após a recepção e primeiras explicações do Sargento, os lobinhos seguiram para a sala de treinamento e os escoteiros se dirigiram para o pátio.

      Os lobinhos foram acompanhados pelo Soldado Rogério que explicou todas as funções executadas pelos bombeiros, demonstrou técnicas de primeiros socorros em diversas situações, visitaram a sala onde ocorrem as chamadas ao corpo de bombeiros, ouviram uma simulação "da sirene" de chamado de emergência, conheceram a viatura de resgate,  o caminhão com todos os seus equipamentos de salvamento,  e com certeza aprenderam algo, que certamente a partir deste dia estarão levando a todos os amigos e familiares, os grandes prejuízos causados por trotes e brincadeiras de mal gosto com ligações para o numero 193, onde pessoas desocupadas e irresponsáveis, muitas vezes, prejudicam o trabalho dos bombeiros podendo ocasionar até a perda de uma vida por esta brincadeira irresponsável, pois os bombeiros ao saírem para atender um trote podem estar deixando de atender a uma real ocorrência e salvar uma vida, alias ocorrência esta, que desta vez real, já quase ao final da visita no finzinho da tarde aconteceu ali na frente de todos, onde a sirene tocou e deu iniciou ao chamado para um resgate, e os bravos homens do corpo de bombeiros rapidamente saíram mais uma vez para o atendimento desta ocorrência na cidade da Barrinha onde pelo relato que foi passado pelo telefone informava uma queda do telhado e solicitava a ajuda do resgate, e com as sirenes ligadas foram para mais este resgate, e  auxilio em preservar mais uma vida.
      Já os escoteiros foram acompanhados e orientados pelo Sargento Paulo Cesar, pelo Cabo Teixeira e pelos Soldados Carlos Silva, Cintra, Grao, Henrique, que demonstraram a todos as técnicas de um resgate utilizando rapel, seus equipamentos utilizados neste tipo de resgate, e todos os escoteiros realizaram uma descida através de rapel, recebendo todas as orientações necessárias para essa prática, atentando principalmente para todos os itens e materiais de segurança que esta prática exige. Em seguida foi demonstrado técnica de primeiros socorros, atendimentos a vitimas acidentadas tudo através das orientações e cuidados necessários, e ao final participaram e aprenderam as  técnicas de imobilização de vitimas com fraturas utilizando os equipamentos necessários para preservar a vida e a integridade física do acidentado.
     Certamente lobinhos, escoteiros e chefes deixaram o quartel, orgulhosos e muito honrados por esta grande recepção, e certamente ainda mais admiradores deste belo trabalho realizado por estes profissionais que salvam e preservam vidas.
     O Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho da um forte e retumbante BRAVO BRAVO BRAVISSIMO a toda corporação dos Bombeiros de Sertãozinho por mais esta grande aula de técnica de salvamento e pela paciência e dedicação em nos receber neste dia que ficará marcado para sempre na lembrança destes jovens e adultos que ai esteve.

                            CLIQUE E VEJA AS FOTOS DESTA ATIVIDADE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de março de 2011

0

Dia Internacional da Mulher


Origem do Dia Internacional da Mulher

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913)...
...Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
 
fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de março de 2011

0

Caiapós Folia

O que é Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval 
 Chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

Lobinhos, Escoteiros, Chefes e Pais.... Venham participar do Caiapós Folia trazendo bastante alegria e disposição para uma tarde toda de muitas brincadeiras. Será no dia 05/03. Vamos nos divertir.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...